Livro de fotógrafo pernambucano será lançado no MTB

Publicado em 26 Set 18

Autor retrata parteiras das diversas regiões pernambucanas

Anna Sales – estudante de Jornalismo

Na quarta, 3 de outubro, às 15h, o Museu Théo Brandão (MTB) sediará o lançamento do livro “Cordão”, resultado de 10 anos de imersão do fotógrafo e professor Eduardo Queiroga no universo das parteiras tradicionais de Pernambuco.

Queiroga disse que o título do trabalho remete ao universo fotografado. “Para cortar o cordão umbilical, a parteira antes amarra dois pedaços de cordão de algodão, para interromper a comunicação entre bebê e placenta, permitindo o corte. O corte deste cordão simboliza uma vida que se inicia, um percurso a ser construído. Se o cordão é o fluxo vital, ele também é aquele que estanca esse fluxo para a criação de outros novos”, explicou o autor.

SOBRE O AUTOR

Eduardo Queiroga Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado e doutorado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE. É coordenador e educador do Projeto Fotolibras, professor em Instituições de Ensino Superior nos cursos de Fotografia, Jornalismo, Rádio/TV e Cinema e coordenador do Bacharelado em Fotografia das Faculdades Integradas Barros Melo. Autor dos livros "Cordão" e "Coletivos fotográficos contemporâneos"

SERVIÇO:

O quê: lançamento do livro “Cordão”

Onde: Museu Théo Brandão

Quando: 3 de outubro, às 15h.