CineClube Théo exibe “Guerreiros”

Publicado em 24 Ago 18


O filme retrata os grupos de Guerreiro do interior de Alagoas

 

Anna Sales – Estudante de Jornalismo

 

Na quinta, 30, ocorrerá mais uma edição do CineClube Théo. O filme do mês é “Guerreiros”, que retrata a tradição desse folguedo no interior do estado, onde hoje só existem dois grupos, ambos descendentes do mestre Nivaldo Abdias Bonfim. O filme será exibido no auditório do Museu Théo Brandão, às 14h.

 

Apesar dessa redução, eles ainda peregrinam pelo Sertão alagoano, levando adiante o último pedido de mestre Nivaldo Abdias, que foi não deixar o Guerreiro Campeão do Trenado se acabar. Os grupos seguem pelas cidades levando a tradição do Guerreiro, mas, muitas vezes, eles vão sem uma rota programada, sem saber onde irão ficar, se serão contratados, se terão dinheiro suficiente para os mantimentos ou quando e como voltarão para casa.

 

Após a sessão, haverá um debate com Rachel Rocha, professora do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestra em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora em Antropologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), na França. Ela trabalha com Memória e Identidade Cultural, Patrimônio Imaterial e História e Cultura de Alagoas. Na mesa, também haverá a participação da Mestra Iraci Ana, do Guerreiro Campeão do Trenado. Ela dança o Guerreiro desde criança e já foi de Caboclinha à Rainha. Em 1988, comprou o Guerreiro do mestre Zé Pequeno e colocou seu pai, Nivaldo Abdias, como mestre, continuando a dançar como rainha, mas o pai fundou seu próprio Gerreiro e fez com que ela virasse mestra.

 

O projeto “Cineclube Théo” acontece na última semana do mês, com o objetivo de “abordar temas contemporâneos, sempre trazendo convidados para discutir esses assuntos”, explicou Iraci Oliveira, do Núcleo de Ação Educativa e Pesquisa do MTB. O evento é aberto ao público. A classificação etária indicativa é livre.

 

 

SERVIÇO

O que: Cineclube Théo: - Filme “Guerreiros”

Quando: 30 de agosto

Onde: Auditório do Museu Théo Brandão (Av. da Paz, 1490, Centro, Maceió – Alagoas)

Horário: 14h

 





Esse artigo foi lido 72 vezes!




Siga-nos no Facebook




Leia Também


Inscrições PRORROGADAS para apresentar pesquisas no Museu Théo Brandão



Fotografias de Théo Brandão é tema de projeto de pesquisa



Cineclube Elegbá exibe o filme coletivo “Crianças Invisíveis”