Folclore é comemorado no Museu Théo Brandão com programação especial

Publicado em 16 Ago 18


Jacqueline Batista - jornalista

 

O Museu Théo Brandão (MTB) vai realizar o evento “Folguedos e folia folclorista Ranilson França”. A programação terá início no Dia do Folclore, 22 de agosto, com apresentações de folguedos, oficina de coco de roda e abertura de exposição. Nos dias 28 e 29 deste mês, oficinas de cordel e de xilogravura vão dar continuidade aos festejos.

 

Na quarta, 22, a partir das 14h, serão iniciadas as apresentações do Pastoril Recordar é Viver, do Guerreiro São Pedro Alagoano e do Coco de Roda Barreiros de Alagoas. Em seguida, haverá a oficina de coco de roda, com o bailarino e intérprete José Marcos. Para participar da oficina, não é necessário realizar inscrição. Às 19h, terá início o show da banda Gil Neves e Forró Aceso.

 

O evento vai contar com a abertura da exposição “Transart – Acervo folclórico em cena”, com peças representativas do Balé Folclórico de Alagoas – Transart. A mostra terá parte do acervo histórico de adereços e figurinos usados nos espetáculos apresentados ao longo de 42 anos do grupo folclórico, coordenado pelo professor da Ufal, Rogers Aires.

 

As comemorações seguem com uma oficina de cordel, na terça, 28, às 14h, facilitada pelo professor e cordelista Cristiano Kriko. Para finalizar a programação, na quarta, 29, às 14h, a oficina de xilogravura, facilitada pelo professor José Acioli, terá como base de criação os temas dos cordéis desenvolvidos no dia anterior. As inscrições das oficinas serão realizadas na ocasião do evento. A idade mínima para participar é 7 anos.

 

A programação é aberta ao público. Na realização do evento, o MTB contou com a parceria da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Programa Ronda no Bairro.


 

SERVIÇO

O quê: evento “Folguedos e folia folclorista Ranilson França”.

Onde: Museu Théo Brandão

Quando: dias 22, 28 e 29

 





Esse artigo foi lido 327 vezes!




Siga-nos no Facebook




Leia Também


Museu Théo Brandão participou da Bienal com estande e ampla programação



MTB exibe documentário sobre os índios Tupinambá



Coordenação de Assuntos Culturais apresenta novo diretor do MTB