MTB exibe documentário sobre os índios Tupinambá

Publicado em 19 Abr 18

“Tupinambá: o retorno da terra” será o filme do Cineclube de abril

Anna Sales - estudante de Jornalismo

Na quinta, 26, a segunda edição do “Cineblube Théo” exibirá um documentário sobre o processo, que já dura mais de dez anos, de demarcação das terras dos índios Tupinambá, na aldeia Serra do Padeiro, Bahia.  A sessão será no auditório do Museu Théo Brandão, às 14h.

Apesar da demora em reapropriar as terras, os indígenas fazem ações conhecidas como retomada de terras, recuperando áreas que estavam em posse de não indígenas. Por essa razão, têm sido alvos de criminalização e ataques violentos.

No filme, a história de expropriação e resistência dos Tupinambá – que se entrelaça ao avanço da fronteira agrícola, no final do século 19, à ascensão dos coronéis de cacau e ao reconhecimento dos direitos territoriais indígenas pela Constituição de 1988 – é narrada segundo a perspectiva dos indígenas, para quem a terra pertence aos encantados, as entidades mais importantes de sua cosmologia. O documentário reúne depoimentos e sequências gravadas em maio de 2014, além de imagens de arquivo.

Após a sessão, haverá um debate acerca da temática do filme com a professora Michelle Reis de Macedo, doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenadora do programa de Pós-Graduação em História da Ufal. Michelle Reis também ministra disciplinas sobre História Indígena e do Brasil.

O projeto “Cineclube Théo” acontece na última semana do mês, com o objetivo de “abordar temas contemporâneos, sempre trazendo convidados para discutir esses assuntos”, explicou Iraci Oliveira, do Núcleo de Ação Educativa e Pesquisa do MTB.

O quê: CineClube Théo - Filme Tupinambá: o retorno da terra
Quando: 26 de abril
Onde: Auditório do Museu Théo Brandão (Av. da Paz, 1490, Centro, Maceió – Alagoas).