Cineclube Elegbá apresenta o filme “Chocolate”

Publicado em 24 Nov 17


O longa, que conta a história do primeiro palhaço negro na França, será exibido na quinta (30), no auditório do Museu Théo Brandão

 

Letícia Bezerra - estudante de Relações Públicas

 

O Cineclube Elegbá de novembro traz o filme “Chocolate”. O longa será exibido na quinta (30), às 15h, no auditório do Museu Théo Brandão (MTB).

 

Através da trajetória do palhaço Chocolat, o filme aborda temas fortes, como o racismo e a desigualdade racial. A história é baseada em fatos da vida de Rafael Padilla, um ex-escravo negro, que se destacou nos circos franceses durante a belle époque.

 

Com direção de de Roschdy Zem, o longa mostra a parceria entre o negro Chocolat, palhaço de estilo sofredor, e o branco Footit, do tipo autoritário. O sucesso da dupla inicia em pequenos circos e a leva aos renomados teatros parisienses, no final do século XIX. Nos palcos, os artistas buscavam entreter e alegrar o público através de humilhações e agressões feitas pelo palhaço branco com o negro.      

 

O cineclube Elegbá integra os projetos do "Fórum Mestre Zumba – pensamentos afroameríndios" e acontece no MTB, na última quinta-feira dos meses letivos da Ufal. A entrada é gratuita.





Esse artigo foi lido 187 vezes!




Siga-nos no Facebook




Leia Também


Bloco Filhinhos da Mamãe festeja 35 anos de tradição no carnaval



Museu Théo Brandão participa da Campanha Outubro Rosa



Novembro tem cultura afro-brasileira na programação especial do MTB