Curso de introdução à conservação fotográfica é realizado no Museu Théo Brandão

Publicado em 17 Out 17


As aulas vão acontecer entre o fim de outubro e o início de novembro e serão direcionadas aos servidores da Ufal

 

Letícia Bezerra - Estudante de Relações Públicas


Nos dias 23, 25 e 30 de outubro e 01 de novembro, no auditório do Museu Théo Brandão (MTB), haverá o curso de “Introdução à Conservação Fotográfica: Identificação e Procedimentos Básicos”. As aulas, que acontecerão de 8h às 12h, são oferecidas pelo MTB e serão ministradas pela professora Fernanda Rechenberg. O público-alvo são os servidores da Ufal.

 
Fernanda possui graduação em Jornalismo e mestrado e doutorado em Antropologia Social, além de ter experiência no campo da Fotografia e Antropologia, com atuação nos temas de antropologia visual e sonora, antropologia urbana, meio ambiente, etnicidade cotidiano, memória coletiva, fotografia documental e fotojornalismo. Atualmente, ela realiza o projeto “Memória e fotografia no folclore alagoano: da preservação ao compartilhamento das imagens”, que tem o objetivo de preservar, pesquisar e disponibilizar uma parcela do material fotográfico do Museu Théo Brandão.


O curso, que possui carga horária de 16h, tem o objetivo de oportunizar ao participante uma introdução ao campo da conservação de documentos fotográficos. Após seu término, os servidores serão capazes de identificar diferentes suportes fotográficos, diagnosticar o estado de conservação de uma fotografia, identificando o tipo de deterioração e o tratamento correspondente, além de realizar a higienização mecânica em fotografias de acervo.


As inscrições são gratuitas e estão abertas através do endereço: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzv1oBUR3CpdDRtcz46I13i-6PAOghqXgQ3ksbS4MVTy2x6g/viewform. Vagas limitadas.





Esse artigo foi lido 201 vezes!




Siga-nos no Facebook




Leia Também


Inscrições PRORROGADAS para apresentar pesquisas no Museu Théo Brandão



VIII Abril Indígena vai acontecer no Sertão alagoano



Reabertura da exposição permanente do MTB é comemorada com festa junina