Educação escolar é tema do Abril Indígena

Publicado em 21 Abr 17


Evento será realizado no Museu Théo Brandão

 

Jacqueline Batista – jornalista 

 

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) vai realizar o Abril Indígena, na próxima quinta-feira (27), das 8h às 17h. A programação terá mesas-redondas e exibição de documentário etnográfico. O evento, que está em sua sétima edição, é aberto ao público.

 

De acordo com o professor Evaldo Mendes, um dos organizadores do Abril Indígena, a programação deste ano vai enfatizar o debate sobre a educação escolar indígena em Alagoas. “O objetivo principal é iniciar uma reflexão sobre a escola indígena a partir da experiência concreta de seus professores. Nesse aspecto, o 'Abril Indígena' oferecerá também uma oportunidade para o debate sobre o papel da escola e as perspectivas atuais e futuras da educação escolar indígena em Alagoas", explicou. 

 

Entre 8h e 11h, vai acontecer a mesa-redonda Professores indígenas em Alagoas: relatos de experiências, desafios e perspectivas, com a participação dos professores indígenas Xukuru-Kariri Cássio Junio Ferreira da Silva e Gecinaldo Soares Queiroz; e os professores indígenas Wassu-Cocal Evandro Lima e Simone Maria dos Santos.

 

A mesa-redonda Reflexões sobre a educação escolar indígena em Alagoas será realizada entre 13h e 15h, com as mestrandas em Antropologia Social Aldjane de Oliveira (UFPE) e Jéssika Danielle dos Santos Pereira (Ufal), a estudante de Direito Viviane Wanderley, e o doutor em História pela UFPE, Gilberto Geraldo Ferreira.

 

Às 16h, tem início a exibição do documentário Educação na Amazônia: o saber indígena. Dirigido por Jorge Mansur, o curta-metragem descreve as experiências de professores indígenas na escola dos índios Tembés, no estado do Pará.

 

O evento tem apoio do Instituto de Ciências Sociais (ICS), do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) e do Grupo de Pesquisa em Etnologia Indígena. A comissão organizadora é formada pelo professor Evaldo Mendes da Silva e os alunos do PPGAS Jéssika Danielle dos Santos Pereira e Ítalo Dennis de Oliveira.





Esse artigo foi lido 21 vezes!




Siga-nos no Facebook




Leia Também


Filhinhos da Mamãe vai às ruas nesta sexta com atrações variadas para foliões



Baque Alagoano e espetáculo de dança no MTB



Fórum Zumba, Théo, Djavan e você no MTB