Museu Théo Brandão realiza oficina de toques de berimbau

Publicado em 22 Fev 17

Aulas sequenciais serão todas as terças-feiras de março, às 9h

Klebson Candido – estudante de Relações Públicas

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) realizará nos dias 7, 14, 21 e 28 de março, às 9h a oficina Iniciação a toques de Berimbau, com o professor de capoeira, Denis Angola. Nos encontros, a intenção é levar ao público a musicalidade do instrumento da manifestação cultural.

Formado em Dança pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Denis atua em espetáculos e desenvolve um trabalho de ensino da capoeira nas áreas periféricas de Maceió.

Segundo Angola, o momento trará os ritmos da capoeira, mas trata-se de uma oficina de instrumentação, em que os participantes aprenderão a tocar e a cantar, a partir do som retirado do berimbau. “Não é só tocar o instrumento, é necessário saber tirar as melodias corretas, estudar os ritmos. É um instrumento que requer coordenação motora para conciliar os ritmos extraídos com a musicalidade”, explicou.

Os candidatos que tiverem seus instrumentos podem levar para os encontros que acontecerão no pátio do MTB. Como a estrutura da oficina é sequencial, os participantes devem comparecer aos quatro encontros para acompanhar todas as etapas idealizadas pelo facilitador.

A oficina é gratuita e aberta ao público e pode receber um número de até 15 participantes, que devem realizar a inscrição pelo e-mail museutheobrandao@gmail.com, de 1º a 6 de março. Na inscrição, os candidatos devem fornecer contato telefônico para a confirmação de participação.

O quê: Oficina Iniciação a toques de berimbau

Onde: Museu Théo Brandão, na Avenida da Paz, Centro