Museu Théo Brandão realiza programação na "Primavera de museus"

Publicado em 12 Set 16


Jacqueline Batista - jornalista

 

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) vai participar da “10ª Primavera de Museus”, no dia 23 de setembro, a partir das 13h, com uma mesa-redonda e apresentação de performance artística. O evento faz parte da agenda anual do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e acontece, simultaneamente, em museus de todo o país.

 

Com o tema “Museus, memórias e economia da cultura”, a mesa-redonda será composta por pesquisadores e profissionais de diferentes áreas. Os conferencistas do evento são a professora Cristina de Almeida Valença Cunha Barroso (do curso de Museologia, da Universidade Federal de Sergipe – UFS), o professor Moisés Oliveira (mestrando em Ciências Sociais/ Ufal), a professora Janaina Mello (do Departamento de História, da UFS), o secretário de cultura de Sergipe e especialista em Gestão Cultural, Irineu Silva Fontes e o professor Fernando Aguiar (do Departamento de História, da Faculdade Maurício de Nassau, em Sergipe). A performance artística terá a atuação da professora de Dança Ana Carla Moraes.

 

“A Primavera de Museus” sempre acontece no início da estação homônima, com a participação de museus brasileiros convidados pelo Ibram a desenvolver uma programação especial em torno do tema sugerido.

 

De acordo com o Ibram, o tema “Museus, memórias e economia da cultura”, escolhido para este ano, destaca o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável.

 

A museóloga do MTB e organizadora do evento, Hildênia Oliveira, explica que para discutir o tema proposto pelo Ibram, a mesa-redonda reunirá profissionais da área de Antropologia, História, Comunicação, entre outras. “Eles versarão sobre a tríade ‘Museus, memórias e economia da cultura’, fazendo um contraponto de discursões sobre a memória alagoana, os museus e a economia da cultura, através de suas pesquisas”, explicou. 

 

Serviço:

O quê: Mesa-redonda “Museus, memórias e economia da cultura”
Quando: 23 de setembro, 13h
Onde: Auditório do Museu Théo Brandão (Avenida da Paz - 1490)
Entrada gratuita.





Esse artigo foi lido 91 vezes!




Siga-nos no Facebook




Leia Também


Bloco Filhinhos da Mamãe festeja 35 anos de tradição no carnaval



Inscrições PRORROGADAS para apresentar pesquisas no Museu Théo Brandão



Museu Théo Brandão marca presença na 8ª Bienal do Livro