Museu Théo Brandão realiza programação na "Primavera de museus"

Publicado em 12 Set 16


Jacqueline Batista - jornalista

 

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) vai participar da “10ª Primavera de Museus”, no dia 23 de setembro, a partir das 13h, com uma mesa-redonda e apresentação de performance artística. O evento faz parte da agenda anual do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e acontece, simultaneamente, em museus de todo o país.

 

Com o tema “Museus, memórias e economia da cultura”, a mesa-redonda será composta por pesquisadores e profissionais de diferentes áreas. Os conferencistas do evento são a professora Cristina de Almeida Valença Cunha Barroso (do curso de Museologia, da Universidade Federal de Sergipe – UFS), o professor Moisés Oliveira (mestrando em Ciências Sociais/ Ufal), a professora Janaina Mello (do Departamento de História, da UFS), o secretário de cultura de Sergipe e especialista em Gestão Cultural, Irineu Silva Fontes e o professor Fernando Aguiar (do Departamento de História, da Faculdade Maurício de Nassau, em Sergipe). A performance artística terá a atuação da professora de Dança Ana Carla Moraes.

 

“A Primavera de Museus” sempre acontece no início da estação homônima, com a participação de museus brasileiros convidados pelo Ibram a desenvolver uma programação especial em torno do tema sugerido.

 

De acordo com o Ibram, o tema “Museus, memórias e economia da cultura”, escolhido para este ano, destaca o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável.

 

A museóloga do MTB e organizadora do evento, Hildênia Oliveira, explica que para discutir o tema proposto pelo Ibram, a mesa-redonda reunirá profissionais da área de Antropologia, História, Comunicação, entre outras. “Eles versarão sobre a tríade ‘Museus, memórias e economia da cultura’, fazendo um contraponto de discursões sobre a memória alagoana, os museus e a economia da cultura, através de suas pesquisas”, explicou. 

 

Serviço:

O quê: Mesa-redonda “Museus, memórias e economia da cultura”
Quando: 23 de setembro, 13h
Onde: Auditório do Museu Théo Brandão (Avenida da Paz - 1490)
Entrada gratuita.





Esse artigo foi lido 18 vezes!




Siga-nos no Facebook




Leia Também


Museu Théo Brandão marca presença na 8ª Bienal do Livro



Fórum Mestre Zumba apresenta programação diversificada



Museu Théo Brandão realiza oficina de toques de berimbau