Museu Théo Brandão prepara programação especial para a “14ª Semana Nacional de Museus”

Publicado em 09 Mai 16

Evento acontece entre os dias 17 e 20 de maio

Jacqueline Batista

O Museu Théo Brandão vai participar da “14ª Semana Nacional de Museus” com o “III Encontro de pesquisa do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore”. O evento, que acontece entre os dias 17 e 20 deste mês, tem uma programação diversificada: exposição, sessões de comunicação, mesas-redondas, apresentações culturais e de documentário, conferência, intervenção artística e oficinas.

Na abertura, haverá a apresentação do solo de dança “O menino negro”, com o bailarino e coreógrafo Edu Passos. A performance é uma releitura da obra “Menino”, do artista plástico José Zumba. A programação do primeiro dia segue com a conferência “Memória e identidade alagoana, a oralidade na constituição do patrimônio cultural do estado”, com a professora Janaina Cardoso de Mello, do Departamento de Museologia, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Às 14h, começa a mesa-redonda “Patrimonialização e ações políticas”. Em seguida, o grupo Abi Axé Agbé, de Delmiro Gouveia, vai fazer uma apresentação cultural.

No segundo dia do evento, a programação tem início com a mesa-redonda “Antropologia e museus: caminhos cruzados”. A partir das 13h, acontecem duas sessões de comunicação. Às 16h, começa uma oficina de samba de roda, com a professora de Dança, Nadir Nóbrega.

O evento segue na quinta-feira (19), com a terceira sessão de comunicação, a partir das 9h. Às 15h, tem início a intervenção “Cocar de histórias”, mediada pelo professor e ator Toni Edson. Para terminar a programação do dia, haverá, a partir das 16h, uma oficina/apresentação de tambores, facilitada pelo músico percussionista José Wilson dos Santos, da Orquestra de Tambores de Alagoas.

No último dia, acontece a quarta sessão de comunicação do evento. Às 14h, começa a mesa-redonda “Artes em suas diversas linguagens”. A programação da “Semana de Museus” termina com a apresentação do documentário “Nadir da Mussuca”, mediado pela professora Alexandra Gouveia Dumas, do Núcleo de Teatro, da UFS.

Durante toda a programação, estarão expostas fotografias sobre o folguedo Mané do Rosário, do povoado Poxim, de Coruripe. As imagens foram clicadas pela fotógrafa e estudante de Geografia, Jéssica Conceição. O evento é aberto ao público. “A Semana Nacional de Museus” acontece, anualmente, para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando museus de todo o país, convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. Confira a programação completa aqui.