Museu Théo Brandão prepara programação especial para a “14ª Semana Nacional de Museus”

Publicado em 09 Mai 16


Evento acontece entre os dias 17 e 20 de maio

 

Jacqueline Batista

 

O Museu Théo Brandão vai participar da “14ª Semana Nacional de Museus” com o “III Encontro de pesquisa do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore”. O evento, que acontece entre os dias 17 e 20 deste mês, tem uma programação diversificada: exposição, sessões de comunicação, mesas-redondas, apresentações culturais e de documentário, conferência, intervenção artística e oficinas.

 

Na abertura, haverá a apresentação do solo de dança “O menino negro”, com o bailarino e coreógrafo Edu Passos. A performance é uma releitura da obra “Menino”, do artista plástico José Zumba. A programação do primeiro dia segue com a conferência “Memória e identidade alagoana, a oralidade na constituição do patrimônio cultural do estado”, com a professora Janaina Cardoso de Mello, do Departamento de Museologia, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Às 14h, começa a mesa-redonda “Patrimonialização e ações políticas”. Em seguida, o grupo Abi Axé Agbé, de Delmiro Gouveia, vai fazer uma apresentação cultural.

 

No segundo dia do evento, a programação tem início com a mesa-redonda “Antropologia e museus: caminhos cruzados”. A partir das 13h, acontecem duas sessões de comunicação. Às 16h, começa uma oficina de samba de roda, com a professora de Dança, Nadir Nóbrega.

 

O evento segue na quinta-feira (19), com a terceira sessão de comunicação, a partir das 9h. Às 15h, tem início a intervenção “Cocar de histórias”, mediada pelo professor e ator Toni Edson. Para terminar a programação do dia, haverá, a partir das 16h, uma oficina/apresentação de tambores, facilitada pelo músico percussionista José Wilson dos Santos, da Orquestra de Tambores de Alagoas.

 

No último dia, acontece a quarta sessão de comunicação do evento. Às 14h, começa a mesa-redonda “Artes em suas diversas linguagens”. A programação da “Semana de Museus” termina com a apresentação do documentário “Nadir da Mussuca”, mediado pela professora Alexandra Gouveia Dumas, do Núcleo de Teatro, da UFS.

 

Durante toda a programação, estarão expostas fotografias sobre o folguedo Mané do Rosário, do povoado Poxim, de Coruripe. As imagens foram clicadas pela fotógrafa e estudante de Geografia, Jéssica Conceição. O evento é aberto ao público. “A Semana Nacional de Museus” acontece, anualmente, para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando museus de todo o país, convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. Confira a programação completa aqui.

 





Esse artigo foi lido 149 vezes!




Siga-nos no Facebook




Leia Também


Bloco Filhinhos da Mamãe festeja 37 anos de tradição carnavalesca



Inscrições abertas para oficina de Design Thinking no Museu Théo Brandão



Bloco Filhinhos da Mamãe festeja 35 anos de tradição no carnaval