MTB está fechado para manutenção

Publicado em 16 Nov 15


Jacqueline Batista - jornalista

 

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) está com as salas de exposição fechadas. O motivo é a realização de serviços de manutenção na estrutura do edifício, envolvendo a rede elétrica, esquadrias, ferragens e pintura. Os pilares da cúpula também estão sendo recuperados.

 

Os setores administrativos continuam em funcionamento. Durante a manutenção, a biblioteca do MTB está passando por uma reorganização. Para fazer pesquisas é necessário agendamento por meio do telefone 3214-1712.

 

O prédio, que já foi uma residência e hotel, foi adquirido pela Ufal. Antes de se tornar museu, o espaço foi residência universitária feminina. Em 1977, por ocasião da V Festa do Folclore Brasileiro, realizada em Maceió, a coleção do Museu foi transferida para o prédio atual.

 

O palacete em estilo eclético foi construído no início do século XX. O prédio é tombado pelo Pró-Memória, órgão responsável pela proteção e promoção do patrimônio cultural, histórico, natural e científico alagoano. Entre 2000 e 2002, houve uma restauração em todo o museu e a instalação da atual exposição de longa duração.

 

De acordo com o diretor administrativo do MTB, Rogério Lira, a necessidade de fechar o museu durante a manutenção é para garantir a segurança e o conforto dos visitantes. “Além disso, essa decisão foi tomada porque, em algumas salas, a exposição precisou ser desmontada para preservar as peças do acervo”, explicou Lira.





Esse artigo foi lido 82 vezes!




Siga-nos no Facebook




Leia Também


Museu Théo Brandão realiza programação na "Primavera de museus"



Fotografias de Théo Brandão é tema de projeto de pesquisa



Curso de introdução à conservação fotográfica é realizado no Museu Théo Brandão