MTB está fechado para manutenção

Publicado em 16 Nov 15


Jacqueline Batista - jornalista

 

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) está com as salas de exposição fechadas. O motivo é a realização de serviços de manutenção na estrutura do edifício, envolvendo a rede elétrica, esquadrias, ferragens e pintura. Os pilares da cúpula também estão sendo recuperados.

 

Os setores administrativos continuam em funcionamento. Durante a manutenção, a biblioteca do MTB está passando por uma reorganização. Para fazer pesquisas é necessário agendamento por meio do telefone 3214-1712.

 

O prédio, que já foi uma residência e hotel, foi adquirido pela Ufal. Antes de se tornar museu, o espaço foi residência universitária feminina. Em 1977, por ocasião da V Festa do Folclore Brasileiro, realizada em Maceió, a coleção do Museu foi transferida para o prédio atual.

 

O palacete em estilo eclético foi construído no início do século XX. O prédio é tombado pelo Pró-Memória, órgão responsável pela proteção e promoção do patrimônio cultural, histórico, natural e científico alagoano. Entre 2000 e 2002, houve uma restauração em todo o museu e a instalação da atual exposição de longa duração.

 

De acordo com o diretor administrativo do MTB, Rogério Lira, a necessidade de fechar o museu durante a manutenção é para garantir a segurança e o conforto dos visitantes. “Além disso, essa decisão foi tomada porque, em algumas salas, a exposição precisou ser desmontada para preservar as peças do acervo”, explicou Lira.





Esse artigo foi lido 191 vezes!




Siga-nos no Facebook




Leia Também


Museu Théo Brandão promove Mostra de Talentos no sábado



Coordenação de Assuntos Culturais apresenta novo diretor do MTB



Bloco Filhinhos da Mamãe festeja 35 anos de tradição no carnaval