Museu Théo Brandão recebe destaque em publicação da Turma da Mônica

Publicado em 13 Jul 21


 

Personagens têm o MTB como cenário

 

Jacqueline Batista - jornalista 

 

O sonho de muita criança é fazer parte das histórias da Turma da Mônica, interagir com os personagens criados por Mauricio de Souza. Agora, imagine se essa turma fosse até a sua cidade e a narrativa acontecesse em um ambiente típico, representativo do lugar? Isso aconteceu e as capitais brasileiras tiveram um espaço selecionado para receber a animação dessa turma e adivinhe o lugar escolhido em Maceió? Nesse livro, os personagens estão todos no Museu Théo Brandão (MTB), por vários cantos do histórico prédio, com direito a participar de apresentações artísticas em torno do pátio.

 

Trata-se de uma publicação intitulada “Turma da Mônica pelas capitais”. O novo livro é uma das produções da editora “Dentro da história”. Por meio de um site (dentrodahistoria.com.br), o pequeno leitor poderá ter sua imagem personalizada, criando um avatar, versão desenhada de si mesma, para “entrar” na história e ser um dos personagens. Dessa vez, a nova publicação vai possibilitar ao leitor se juntar à famosa turma nas cidades brasileiras. “Os pequenos e pequenas vão viajar por todas as regiões do Brasil ao lado dos personagens de Mauricio de Sousa. O passeio inclui diversas capitais do país, mostrando detalhes únicos e especiais da sua diversidade cultural. A criança é incentivada a descobrir novas informações sobre a história e geografia do Brasil, estimulando sua imaginação com uma viagem sem sair de casa”, explica o site.

 

De acordo com informações publicadas, é uma oportunidade da criança expandir seu repertório cultural, enquanto visita pontos turísticos. “Os pequenos conseguem assimilar melhor novos conhecimentos quando estes são mostrados de forma interativa e divertida, estimulando diferentes campos de aprendizagem. A criança também poderá brincar de encontrar seu próprio avatar e os personagens na ilustração cheia de detalhes”, enfatiza o texto.

 

O livro inclui brincadeiras como, por exemplo, achar o personagem Horácio em meio à multidão no pátio do Museu. Essa forma lúdica de transmitir informações, misturando diversão e aprendizado divulga o MTB enquanto um espaço especializado em cultura popular, onde as manifestações artísticas também têm lugar de destaque. “O balão da Turminha voa solto pelo céu e vai parar em Maceió, capital de Alagoas. Na cidade, eles não perdem tempo e vão conhecer o Museu Théo Brandão: uma atração turística que guarda várias curiosidades da cultura e do folclore brasileiro. Por lá, a Marina decide registrar em uma foto a diversidade do local, enquanto Horácio encontra uma janela e fica observando a multidão se divertindo com as músicas e danças típicas”, descreve a publicação do site.

 

"Parte da minha vida"

 

Leitora fiel da Turma da Mônica, a estudante de dez anos, Lorena Bastos foi surpreendida com essa visita especial dos personagens a Maceió, especialmente ao Museu. “Achei incrível. Fiquei muito feliz e orgulhosa vendo os meus personagens preferidos no lugar que eu conheço e que faz parte da minha vida”, disse.

 

O site também publicou um texto intitulado “Capitais do Brasil: descubra +20 curiosidades”. A capital alagoana teve destacada as suas praias e, mais uma vez, o MTB, tendo uma foto do prédio para ilustrar o texto. “Famosa por suas praias de águas cristalinas e de belezas naturais, Maceió também é chamada de “Caribe Brasileiro”. Além da natureza exuberante, a capital alagoana conta ainda com o museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, que abriga diversas fotografias e informações sobre a cultura local. A população composta por mais de um milhão de pessoas, vive em área territorial de 509.552 km²”, informou a publicação.


O diretor do Museu, Victor Sarmento, acredita que o destaque recebido pelo MTB nesse trabalho voltado ao público infantil é um grande reconhecimento da representação desse espaço para o público alagoano. "A publicação reforça a importância do Museu Théo Brandão e da cultura popular para Alagoas e todo o país. Estamos muito felizes em receber a Turma da Mônica e festejar a riqueza cultural do nosso Estado com os personagens mais famosos do Brasil", festejou Victor.

 

Protagonista da história

 

Diego Moraes, um dos fundadores da “Dentro da História”, conta que a editora surgiu há quase cinco anos, tendo como primeiro parceiro Mauricio de Souza. com o propósito de mostrar para toda criança que ela pode ser protagonista da sua própria história, abordando temas e conteúdos diferentes. “Nessa coleção das capitais, estamos lançando quatro livros, com cidades de cada região, contemplando todos as capitais do Brasil. O nosso time pedagógico realiza pesquisas e busca o que é mais reconhecido em cada cidade e qual a importância do lugar”, explicou.

 

Entre os pontos turísticos das capitais explorados pela turminha estão o Mercado Velho (em Rio Branco, Acre), as Dunas de Joaquinas (em Florianópolis, Santa Catarina), o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP), o Congresso Nacional (em Brasília), o Centro Histórico de São Luís, no Maranhão.

 





Esse artigo foi lido 317 vezes!




Siga-nos no Facebook




Leia Também


Acervo sonoro de Théo Brandão é objeto de pesquisa



MTB realiza “Forró no Museu”



MTB visita a Ilha do Ferro