Museu Théo Brandão representa Alagoas em catálogo nacional do IBGE lançado hoje

Publicado em 25 Set 20


Outras importantes instituições culturais brasileiras já participaram da publicação

 

Jacqueline Batista - jornalista
 

O Museu Théo Brandão (MTB) recebeu um destaque especial, com o lançamento do catálogo bilíngue Brasil em Números, publicação anual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dentre todos os espaços culturais de Alagoas, o MTB foi selecionado para ilustrar a edição de 2020, disponível em versão online e e-book.

 

Para Victor Sarmento, diretor do MTB, o resultado dessa seleção é positiva para a imagem de Alagoas. "A gente continua como um símbolo museológico, cultural, e isso é importante não somente para a imagem do museu, mas também para a imagem de Alagoas. É extremamente gratificante saber que, dentre tantos outros, o Museu Théo Brandão foi escolhido como representante do estado", disse Victor.

 

A publicação traz um aprofundamento sobre a realidade brasileira, abordando desde população, território, saúde e finanças públicas até turismo e meio ambiente. Vários gráficos, tabelas, dados e mapas esclarecem o leitor, contando também com contribuições de especialistas nos temas abordados.

 

Todos os anos, as estatísticas são atualizadas e o instituto aponta um museu ou espaço cultural de um estado brasileiro para ilustrar as páginas e a capa da publicação. Em 2019, a Fundação Iberê, de Porto Alegre, representou o Rio Grande do Sul.

 

Já foram selecionados para ilustrar o catálogo o Museu de Arte de São Paulo (Masp), o Instituto Inhotim (de Brumadinho, Minas Gerais), o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), o Museu de Arte Contemporânea Casa das Onze Janelas (de Belém, Pará), a Pinacoteca do Estado do Amazonas (em Manaus), entres outras importantes instituições culturais do Brasil.

 

O catálogo de 2020 foi uma organização colaborativa entre o IBGE do Rio de Janeiro e de Alagoas. Segundo o chefe da Unidade Estadual do IBGE em Alagoas (UE/AL), Alcides Tenório, “O Brasil em Números” é uma tradicional publicação do IBGE, com alcance internacional. Em cada edição, uma Unidade Estadual se candidata para indicar uma instituição cultural do seu estado que ilustrará, com seu acervo, as páginas da publicação. “O mote do periódico é ‘arte de retratar o Brasil’, buscando assim integrar a produção artístico/cultural nacional à retratação do país através da estatística. Quando decidimos nos candidatar este ano, já o fizemos indicando o Museu Théo Brandão, em reconhecimento a sua importância para a representação artística de Alagoas, através da arte produzida pelo seu povo, que guarda íntima relação com a nossa história”, explicou Tenório.

 

Veja o vídeo de divulgação do IBGE no link:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=85&v=Do1hFvLsWhE&feature=emb_title





Esse artigo foi lido 114 vezes!




Siga-nos no Facebook




Leia Também


Baque Alagoano e espetáculo de dança no MTB



MTB exibe documentário sobre os índios Tupinambá



MTB está fechado para manutenção