Museu Théo Brandão apresenta exposição de mandalas

Publicado em 24 Set 19


Mostra terá 30 peças e abertura será dia 3 de outubro, às 19h 

 

Pedro Firmino -  estudante de Jornalismo


O Museu Théo Brandão (MTB) já está se preparando para receber a próxima mostra temporária: Mandalas com Identidade Nordestina, do artista Gil Lopes. A abertura na quinta-feira, 3 de outubro, às 19h, e a exposição ficará em cartaz até 22 de outubro. Serão 30 telas com uma curadoria do professor José Carlos e da museóloga Hildenia Oliveira. 


Com uma temática focada na identidade, as mandalas têm um toque nordestino na obra como diferencial. Segundo o artista plástico, Gil Lopes, pintar mandalas está fora da sua zona de conforto, já que ele tem o costume de retratar formas humanas. No entanto, Gil se baseia em pessoas que conhece para criar, colocando um pouco do outro e de si ao compor as obras. Esse toque especial acrescenta à arte na medida em que é a ilustração de um povo por um artista do povo. 


Gil afirma, ainda, haver uma relação entre sua regionalidade e sua composição. Muitas vezes cria enquanto ouve frevo. "Eu sou nordestino, tenho orgulho de ser nordestino. Então, fiz mandalas diferentes das orientais. Tem uma até que parece com o bordado filé", completou.

 

O artista usou a técnica do pontilhismo para compor as mandalas. Em suas palavras, o processo é agradável, mesmo sendo difícil. "Você não imagina o quão bom é para a alma; é um processo tão engraçado. Agora, às vezes, ele é doloroso, porque são 30 mandalas e todas têm de ser diferentes", destacou o artista.


Esta é a segunda vez que o pintor vai expor coletivamente. No entanto, suas exposições individuais já atravessaram fronteiras, sendo expostas em Portugal e na Espanha. 


SERVIÇO


O quê: exposição "Mandalas com Identidade Nordestina";

Onde: Museu Théo Brandão,

Quando: de 3 a 22 de outubro;

Horário: 9h às 17h (de terça a sexta) e 12h às 17h (sábados e domingos);

Entrada: gratuita.





Esse artigo foi lido 238 vezes!




Siga-nos no Facebook




Leia Também


Exposição "As 50 histórias que minha avó contava"



Exposição do MTB mostra história de grupo folclórico



Théo Brandão Itinerante encerra com apresentação de boi de carnaval