Museu Théo Brandão apresenta exposição de mandalas

Publicado em 24 Set 19


Mostra terá 30 peças e abertura será dia 3 de outubro, às 19h 

 

Pedro Firmino -  estudante de Jornalismo


O Museu Théo Brandão (MTB) já está se preparando para receber a próxima mostra temporária: Mandalas com Identidade Nordestina, do artista Gil Lopes. A abertura na quinta-feira, 3 de outubro, às 19h, e a exposição ficará em cartaz até 22 de outubro. Serão 30 telas com uma curadoria do professor José Carlos e da museóloga Hildenia Oliveira. 


Com uma temática focada na identidade, as mandalas têm um toque nordestino na obra como diferencial. Segundo o artista plástico, Gil Lopes, pintar mandalas está fora da sua zona de conforto, já que ele tem o costume de retratar formas humanas. No entanto, Gil se baseia em pessoas que conhece para criar, colocando um pouco do outro e de si ao compor as obras. Esse toque especial acrescenta à arte na medida em que é a ilustração de um povo por um artista do povo. 


Gil afirma, ainda, haver uma relação entre sua regionalidade e sua composição. Muitas vezes cria enquanto ouve frevo. "Eu sou nordestino, tenho orgulho de ser nordestino. Então, fiz mandalas diferentes das orientais. Tem uma até que parece com o bordado filé", completou.

 

O artista usou a técnica do pontilhismo para compor as mandalas. Em suas palavras, o processo é agradável, mesmo sendo difícil. "Você não imagina o quão bom é para a alma; é um processo tão engraçado. Agora, às vezes, ele é doloroso, porque são 30 mandalas e todas têm de ser diferentes", destacou o artista.


Esta é a segunda vez que o pintor vai expor coletivamente. No entanto, suas exposições individuais já atravessaram fronteiras, sendo expostas em Portugal e na Espanha. 


SERVIÇO


O quê: exposição "Mandalas com Identidade Nordestina";

Onde: Museu Théo Brandão,

Quando: de 3 a 22 de outubro;

Horário: 9h às 17h (de terça a sexta) e 12h às 17h (sábados e domingos);

Entrada: gratuita.





Esse artigo foi lido 166 vezes!




Siga-nos no Facebook




Leia Também


Museu Théo Brandão apresenta exposição de Achiles Escobar



Exposição do MTB mostra história de grupo folclórico



Exposição mostra pinacoteca do MTB