Projeto de forró é lançado no Museu Théo Brandão

Publicado em 01 Nov 18


Parceria com o MTB vai garantir apresentações no Museu a partir de 2019

 

Jacqueline Batista - jornalista

 

O projeto “Forró Cultura Viva” foi lançado no dia 31 de outubro, no Museu Théo Brandão (MTB), com participações de trios de forró. O evento é uma realização da Associação dos forrozeiros alagoanos (Asforral), em parceria com o MTB e a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac). A parceria com o Museu vai incluir apresentações no espaço a partir de abril do próximo ano. 

 

A programação de abertura contou com os trios Navegantes do Forró, Tutinha do Acordeon, Lula Sabiá, Nilton do Acordeon, Irineu e banda, Afrísio Acácio e Chameguinho do Acordeon. Estiveram presentes na abertura do projeto o presidente da Fmac, Vinícius Palmeira, Cícero Farias, da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), Marcos Sampaio, administrador do Espaço Cultural Arte Pajuçara, entre outras personalidades do cenário cultural alagoano. 

 

Idealizado pela Asforral, a atividade teve inspiração no projeto “Cultura na praça”, de Arapiraca. De acordo com José Lessa, presidente da Associação, o projeto tem o objetivo de divulgar o forró, com apresentações itinerantes em escolas, feiras, mercados, orfanatos e espaços públicos em geral, por meio do palco móvel. O projeto também pretende levar a discussão sobre a importância do forró em Alagoas e no Nordeste, além de diferenciar as variações de ritmos (como forró e xaxado), destacar a importância de Alagoas no cenário do forró e de cantores alagoanos, a exemplo de Jararaca.

 

O projeto foi contemplado pelo edital da Fmac e incluiu quatro oficinas de zabumba e sanfona. “Construímos o palco móvel e fizemos a reciclagem de zabumbeiros e sanfoneiros. O edital também prevê 28 apresentações itinerantes. Pretendemos buscar parcerias para que o projeto tenha continuidade após as apresentações contempladas pelo edital,”, disse Lessa.





Esse artigo foi lido 251 vezes!




Siga-nos no Facebook




Leia Também


Servidor do Museu participa de uma maratona criativa internacional



Oficina sobre acervos fotográficos foi realizada no MTB



Baque Alagoano e espetáculo de dança no MTB