BIBLIOTECA

 

A Biblioteca do MTB disponibiliza para os usuários um acervo de grande valor histórico, formado por livros, literatura de cordel e periódicos (nacionais e estrangeiros). Vale ressaltar que todo o acervo foi constituído a partir de doações, somando, aproximadamente,  2 mil títulos de livros e 2 mil exemplares de folhetos de cordéis.

 

Apesar de ser uma Biblioteca temática, onde se destacam as áreas de Ciências Sociais, Antropologia e cultura popular, é possível encontrar outras áreas da do conhecimento humano no acervo doado por Théo Brandão: Matemática, Ciências Naturais, Ciências Aplicadas, Medicina,  Letras e Artes. Trata-se de uma coleção multidisciplinar.

 

O acervo da Biblioteca do MTB foi formado a partir da doação da coleção pessoal do seu patrono, Théo Brandão. Outra importante doação de livros e literatura de cordel foi a do folclorista José Aloísio Vilela, seguida de doações de instituições museais, de instituições voltadas para a temática da cultura popular e de professores da UFAL. O acervo da Biblioteca encontra-se disponível ao público apenas para consulta local.